Ilhéus quer potencializar turismo no Rio de Engenho‏

A cachaça produzida no Rio do Engenho é premiada nacionalmente
Secom/Gidelzo Silva

O secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, e o diretor da agência de viagens Encantur, Alfredo Landim, realizaram visita técnica no distrito de Rio de Engenho, com o objetivo de formatar estudos de roteiro turístico. Durante o encontro, na última semana, foram apresentados alguns dos principais atrativos da localidade, a exemplo da capela de Nossa Senhora da Santana, que é o segundo templo católico mais antigo do País, além de alambique de cachaça artesanal, fábricas de chocolates finos, bares e restaurantes.

De acordo com o secretário Cerqueira, a ideia é incluir Rio do Engenho no roteiro de visitas de turistas neste verão, principalmente daqueles que chegam à cidade nos transatlântico. Para ele, é importante que os visitantes conheçam não somente o centro histórico e as praias de Ilhéus, “porque sabemos da importância do distrito, que conta com uma capela construída em 1537, importante monumento histórico e arquitetônico de Ilhéus e da Bahia”.

A capela pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, local de atuação de jesuítas no século XVI. Atualmente, ela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O secretário lembrou que o potencial turístico do distrito é ainda pouco explorado, mas a atual gestão, em parceria com os governos estadual e federal, vai iniciar estudos com o objetivo de melhorar a infraestrutura e implantar placas de sinalização turística. 

Como chegar – Saindo de Ilhéus, o acesso ao distrito por ser feito via estrada vicinal ou em barcos, lanchas ou similares, pelo Rio Santana. Lá chegando, funcionários do restaurante transportam os visitantes até o empreendimento. Além da estrutura física, a capela de Nossa Senhora de Santana representa imenso valor histórico, cultural e turístico, pois Rio de Engenho possui belezas naturais entre os mais atrativos da zona rural do município.